Ensaios In Loco

Estruturas de Concreto 

Ensaios In Loco em Estruturas de Concreto

Ensaios em estruturas de concreto armado são testes realizados para avaliar a qualidade e desempenho do concreto e de suas armaduras, tanto durante a construção quanto após a conclusão da estrutura. Esses ensaios podem ser destrutivos, não destrutivos, químicos e laboratoriais.


Ensaio não destrutivo utilizando o pacômetro para avaliação do cobrimento de concreto sobre as armaduras, que tem também a função de localizar as armaduras, no interior da estrutura de concreto para que as mesmas não sejam danificadas durante a extração de corpos de prova e/ou aberturas de “janelas” para inspeção e aplicação de outros ensaios.

O ensaio é baseado na norma Americana AC 228 2R-13, do “American Concrete Institute”.


De acordo com a NBR 7584:2012
A:1 O método Esclerométrico não pode ser considerado substituto de outros métodos, mas um método adicional ou um ensaio complementar.
A.2 O princípio do método consiste basicamente em determinar a energia de impactos da massa-martelo sobre uma superfície de concreto. A energia de impacto é, em parte, utilizada na deformação permanente provocada na área de ensaio e, em parte conservada elasticamente, propiciando, ao fim do impacto, o retorno do martelo. Quanto maior a dureza da superfície ensaiada, menor a parcela de energia que se converte em deformação permanente e, por conseguinte, maior deve ser recuo ou reflexão do martelo.
A.3 O método esclerométrico fornece informações a respeito da dureza superficial de concreto a cerca de 20 mm de profundidade, no caso de se operar com esclerômetros de energia de percussão em torno de 2,25 Nm.


Este ensaio termográfico tem o objetivo de promover imagens visíveis a olho nu das temperaturas existentes na estrutura. Sendo possível, por exemplo, verificar a localização dê elementos estruturg6, uma vez que o concreto retém temperatura diferente da alvenaria, o que nos permite visualizar os elementos embutidos nas alvenarias. Os diferenciais de temperatura, também auxiliam no entendimento de anomalias térmicas, pontos de umidade ou infiltração, desplacamentos de reboco oi do concreto e etc.


O ensaio de carbonatação é um procedimento que permite avaliar o pH do concreto e o avanço da carbonatação em estruturas de concreto armado.
Consiste em aplicar uma solução de fenolftaleina em pequenas aberturas no concreto. A fenolftaleina é um indicador de pH que muda de cor de acordo com o pH do concreto.


Esse é o método de ensaio de cloreto por meio de aspersão de nitrato de prata, quando em contato tom a superfície do concreto, leva a uma coloração que irá evidenciar o teor de cloreto de concreto.